Conexões Ibram RS começa na Casa de Cultura Mario Quintana
Desde a manhã do dia 21 de agosto, acontece na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS), a versão gaúcha do projeto Conexões Ibram – que segue até dia 23.
Na abertura, o presidente do Ibram/MinC, José do Nascimento Jr. (foto) e o secretário adjunto da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Jeferson Assumção (ao lado), assinaram termo de Cooperação Técnica com fins ao desenvolvimento de políticas públicas para o setor de museus em um período de cinco anos.
Nascimento Jr., que já dirigiu instituições culturais no RS, lembrou que o Ibram “também é resultado da política que começamos por aqui, de nossos erros e acertos”. Sobre o Conexões Ibram, citou desdobramentos do projeto pelo país e que o mais importante são as “metas e perspectivas para a construção de um trabalho conjunto”.
Jeferson Assumção aproveitou para anunciar o montante de R$ 26 milhões para o setor cultural por meio de editais de seleção pública – resultado da parceria entre o governo federal e estadual.
Concedidos via Fundo Estadual de Cultura, recentemente criado, um dos editais contempla a modernização de museus no RS. “Os museus precisam ser revitalizados para manterem vivo o elemento da criatividade e da diversidade cultural”, disse Assumção.
Margarete Moraes, chefe da Representação Regional Sul do MinC, lembrou sua passagem pelo Ibram quando de sua criação, em 2009, e o papel do instituto diante da Política Nacional de Cultura (PNC). “A existência do Plano Nacional Setorial de Museus demonstra como o setor já avançou”, afirmou.
Joel Santana, coordenador do Sistema Estadual de Museus (SEM-RS), citou os 10 anos da Carta de Rio Grande, resultado de encontro de museus gaúchos em 2002, como mais um momento de reflexão para o setor local, lembrando ainda da importância de se integrar os museus via sistema.
Texto e fotos: Ascom/Ibram