6º Aniversário do Coletivo de Angoleiras Teresa de Benguela

Berimbau Teresa de Benguela – POA – RS

O Coletivo Teresa de Benguela é formado por mulheres de diferentes grupos de capoeira angola de Porto Alegre, que há seis anos  se reúnem para fortalecer a presença feminina na capoeira. Nos encontros são realizadas oficinas e trocas de conhecimentos, debates e roda de capoeira.  O próximo aniversário será comemorado no dia 15 de setembro, a partir das 14 h na Rua Fernando Machado 464, centro de Porto Alegre.

Teresa de Benguela foi uma das responsáveis pela resistência negra e indígena na região do Quilombo de Quariterê, em Cuiabá. Durante duas décadas (de 1750 a 1770) , a comunidade, que fica nas proximidades da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, foi foco de luta contra a opressão sob a liderança de Teresa de Benguela, que além de grande guerreira, organizava política e economicamente o quilombo. Os que lá se refugiavam produziam juntos alimentos e algodão, fabricavam tecidos em teares construídos por eles mesmos e dominavam a forja de metais.

Existem no nosso Brasil milhares de histórias de luta e resistência negra e indígena, como esta do Quilombo de Quariterê e da líder negra Teresa de Benguela. A importância das tecnologias trazidas para o país com os povos negros deve ser reconhecida, assim como a influência da cultura desses povos na vida cotidiana brasileira. Que nossa história ainda nos revele muitas Teresas de Benguela.

Conheça mais sobre o Coletivo de Angoleiras  Teresa de Benguela

Vania Pierozan

Anúncios

Sobre afrosul odomode

Av. Ipiranga, 3850 Porto Alegre - RS CEP 90610-000 Fone (51) 21032915
Esse post foi publicado em cultura negra e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s