Origens do Maracatu

Fundado em setembro de 2004, O Maracatu Truvão esteve presente no domingo de encerramento da semana da África, dia 31 de maio, no espaço Afro-Sul Odomode, com muita Batucada de Maracatu de Baque Virado.

Um domingo por mês a casa abre para trazer muito cultura, música e descontração, num clima fraterno, para trazer um pedacinho da África a Porto Alegre, na Avenida Ipiranga 8.850, próximo à Rua Gonçalves Ledo.

Também conhecido como Maractu Nação, o ritmo surgiu depois do fim da escravidão no Brasil, no fim do século XVIII, passando gradualmente a ser caracterizado como um fenômeno típico dos carnavais de Recife, como ocorreu com o Frevo, o Caboclinho, o Cavalo-marinho entre outras práticas populares no Brasil e que têm ligação com a cultura afro e também com a religiosidade do Candomblé ou Xangô Pernambucano.

Considera-se que surgiu no estado de Pernambuco, no Norte, principalmente nas cidades de Recife, Olinda e Igarassu durante o período escravocrata, provavelmente entre os séculos XVII e XVIII.

Como a maioria das manifestações populares do país é uma mistura de culturas ameríndias, africanas e europeias.

Apesar de existirem muitas visões histórias e hipóteses diferentes, a explicação mais aceita entre os estudiosos acerca da origem do Maracatu Nação é a de que ele teria surgido a partir das coroações e autos do Rei do Congo, prática implantada no Brasil supostamente pelos colonizadores portugueses e por consequência permitida e difundida pelos senhores de escravos.

Os eleitos como Rainhas e Reis do Congo eram lideranças políticas negras, intermediários entre o poder do Estado Colonial e as mulheres e homens de origem africana. Destas organizações teriam surgido muitas manifestações culturais populares que passaram a realizar encontros e rituais em torno dessas

Nos anos 1990, a prática adquiriu uma notoriedade que nunca havia conquistado antes, provavelmente resultado, entre outras coisas, da ação do Movimento Negro Unificado (MNU) junto a Nação Leão Coroado, (uma das nações mais tradicionais de Recife), do movimento Mangue Beat (que tem como principais expoentes Chico Science e o grupo Nação Zumbi, a Banda Mestre Ambrósio, entre outros), e do grupo Nação Pernambuco (uma de suas principais marcas foi ter separado a dimensão da música e da dança do Maracatu de sua dimensão religiosa).

Anúncios

Sobre afrosul odomode

Av. Ipiranga, 3850 Porto Alegre - RS CEP 90610-000 Fone (51) 21032915
Esse post foi publicado em Afro Sul. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s