Odomode Tambor

O grupo Odomode Tambor surgiu em 2008. É formado por adolescentes das comunidades do entorno do Afro-Sul-Odomode, em Porto Alegre – RS. Muitos destes participam das atividades da instituição desde os primeiros anos de vida. Já tocaram em diversos lugares como em Santa Catarina no Encontro do Teia Sul, no Encontro dos Pontos de Cultura na cidade de São Lourenço do Sul, dentre outras localidades e eventos. Atualmente os mais antigos integrantes ministram oficinas de percussão com crianças da região, multiplicando seus ensinamentos.

O Rio Grande do Sul é um grande centro de referência da cultura de matriz africana. Cada vez mais os aspectos da negritude gaúcha são divulgados, corrigindo um certo equívoco do senso comum na maneira como o resto do país enxerga o RS como um lugar sem negros. O projeto «Samba e Raiz Africana em Porto Alegre vem trazer a trajetória de afirmação dos valores culturais da negritude através de dois compositores.

O Odomode é um ponto de cultura que tem uma intensa atuação em produção musical, com compositores e instrumentistas envolvidos em grupos instrumentais, bandas de composições autorais, oficinas de musicalização e músicas de carnaval. Nesse cenário se torna necessário uma engrenagem que auxilie no escoamento dessa grande produção musical fornecendo elementos para uma maior autonomia do Odomode.

O show Musical é entendido como uma maneira de promover a cultural local, já que são nas músicas destes Mestres que estão muitas das histórias que expressam a identidade local. Os Mestres contam suas vivências, que compõem uma trajetória de conhecimentos e experiências que fazem parte de seu patrimônio cultural e também do patrimônio da comunidade em que vivem, pensando sempre na vivência entre gerações e na oralidade como educação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s