Programas e Projetos

      

A partir das atividades culturais, mais precisamente música e dança, desenvolvida pela Afro-sul desde a década de 70, surgiu a necessidade de repassar o conhecimento adquirido através de pesquisas sobre a cultura Afro e suas origens. Essa necessidade vem sendo colocada em prática desde que os integrantes do grupo Afro-sul assumiram a direção da Sociedade de Ação Social Ọdọmode. A arte e a cultura foram usados como instrumento de inclusão para manifestação e fortalecimento da identidade social para implementar um trabalho educativo e social com base na cultura negra.

Nossos programas e projetos foram criados para atender crianças, adolescentes e suas famílias.

  • Arte  é  Educação tem a função específica de atender as crianças e adolescentes da instituição.
  • Ponto de Cultura, em parceria com o MINC, atende a todas as atividades culturais artísticas da instituição, contemplando algumas oficinas oferecidas aos jovens e adultos atendidos.
  • Programa  Família  Integrada, com atendimento social, jurídico e psicológico às famílias da comunidade.

Recentemente foi implantado um atendimento multifamiliar, composto só por mulheres. Através da troca de experiências, elas encontram outras possibilidades para enfrentarem seus conflitos pessoais, familiares e sociais.

Com isso, proporcionamos um espaço de criação, valorização, fortalecimento e busca de autonomia. É voltado para crianças, adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica, política e cultural. Utiliza como instrumento de inclusão a arte e a cultura negra, que são justificadas por trinta e três anos de atuação no país e no exterior. Desta forma, legitima nossas ações e resultados.

Programas e Projetos:

Arte é Educação      Família Integrada      Ponto de Cultura   Ação Griot  Pontinho de Cultura    Odomode Tambor   Fanzine Baobá   Clínica de Percussão  Espetáculo de Dança “O Negro no Rio Grande o Sul”

 

 

Deixe um comentário